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Nomeados

Estão encontrados os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2016, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do último ano.
As votações terminam no dia 18 de Novembro 2016, às 18h.

Publicidade e Marketing

Agência Criativa

BAR

Ganhou Cabovisão e Banana da Madeira. Trabalhou o reposicionamento do Millennium BCP e da Movicel em Angola. Venceu o Grande Prémio nos Prémios Comunicação M&P e nos Prémios Marketing M&P pelo projecto CUF Especialistas, tendo sido eleita Agência do Ano em ambos os eventos. Além disso, conquistou o Grande Prémio nos Prémios Design M&P pelos posters desenvolvidos para o Sushi Fest e foi eleita Agência do Ano nos Prémios Criatividade M&P. Foi ainda Agência do Ano nos Prémios Sapo. No MediaMonitor (investimento publicitário a preços de tabela) ficou em 16º em 2015 e 20º em 2016 (até Julho).

BBDO

Saiu de Cannes com três leões de bronze graças aos projectos desenvolvidos para a Smart. Nos festivais Eurobest e Caples a agência também foi distinguida. Por cá, o projecto Smart Effect valeu à agência os grandes prémios nos Prémios Criatividade M&P e no Clube de Criativos, tendo sido eleita Agência do Ano neste último. Viu o trabalho para a Smart ser exportado para Espanha, Alemanha, EUA, França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e China. Está em 10º lugar no MediaMonitor (2015 e 2016, até Julho).

Fuel

Concretizou a campanha Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo que angariou 745 mil euros (+25% do que o objectivo). Conseguiu levar o Continente a ser a marca mais recordada de 2015 (ranking de recordação genérica da Publivaga). Lançou o Placard, dos Jogos Santa Casa e ganhou Bene Farmacêutica, Equivalenza, Sesimbra Natura Park e Turismo da Madeira. O trabalho Charlie Hebdo Box para o Público teve repercussão internacional, tendo chegado a shortlist no festival Cannes Lions. No ranking MediaMonitor está na segunda posição.

Havas Worldwide

Continua a ser a agência líder incontestada do ranking MediaMonitor. O Grande Prémio dos Prémios Eficácia 2015 foi entregue ao lançamento da NOS desenvolvido pela agência. No período em análise ganhou as contas Vichy, La Roche Posay e Seguro Directo. Assegurou o rebranding da marca Axa para Ageas. O vídeo Bati no seu Carro, desenvolvido para a Associação Salvador, tornou-se viral.

JWT

Ganhou a conta ibérica da Galp num dos maiores concursos do ano, que inclui a comunicação para Espanha. Depois somou a cerveja Bohemia da Central de Cervejas. Ficou com projectos para a Associação do Turismo de Lisboa, Primavera BBS, ganhou a estratégia digital da Yoggi/Longa Vida. Em 2015 foi considerado um dos quatro escritórios da JWT com a melhor performance na região europeia. Terminou 2015 na terceira posição do MediaMonitor e está agora em quarto lugar (até Julho de 2016).

O Escritório

Saiu de Cannes com um leão de ouro e outro de prata pelo case Benfica Safety Video by Emirates (que chegou aos 27 milhões de visualizações), que teve ainda um ouro nos Clio Sports Awards. Deram que falar outras campanhas para o Benfica, como Não Sejas Inácio ou Uma Recompensa Inesperada (Fundação Benfica). Trabalhou com a Ivity Brand Corp. no reposicionamento da Galp e lançou a campanha Super Bock Direitos do Amigo. Começou a trabalhar Licor Beirão e Adidas. No ano passado ficou em 24º lugar no MediaMonitor. Em 2016 (até Julho) vai em 18ª.

Partners

O Meo continua a ser a marca com maior recordação na área das telecomunicações. Ganhou Turismo de Portugal, Banco CTT, Altice e Heineken. Fez o lançamento do Banco CTT, a campanha dos 40 anos da EDP, a primeira campanha da FPF para o Euro 2016 e o rebranding da Via Verde. Nos prémios do Clube de Criativos foi eleita Agência Digital do Ano. A agência ocupa o quinto lugar no ranking da MediaMonitor em 2015 e 2016 (até Julho), sendo a agência nacional mais bem colocada.

Agência de Meios

Arena

Ageas, Bet.pt, AXN, Bene Farmacêutica (Ben-U-Ron), Lierac, Luso Helvética, Parques de Sintra, EA Sports estão entre os novos clientes. Foi Agência de Meios do Ano nos Prémios Eficácia. Desenvolveu acções especiais para Continente e para o lançamento da Ageas Seguros. Continente chegou ao primeiro lugar no Publivaga. Terminou 2015 em terceiro lugar do ranking da Mediamonitor. Em 2016 (até Julho) situa-se na quarta posição.

Intiative

Em termos de new bussiness a agência assegurou H&M, Dolce Vita Tejo, Gulbenkian, Elancyl, Ach Brito, Sage e Cheestrings. Várias acções especiais chamaram a atenção como a divulgação Sumol Remix, as playlists da Sumol e da Mini no Spotify, a procura de casa de Mariana Alvim (RFM) para a ERA e a sua substituição durante a gravidez para a Randstad, os 100 anos BMW no Wetransfer ou o anúncio do detergente Surf, com o modelo Gonçalo Teixeira. Em 3º lugar até Julho de 2016, 4º em 2015.

MEC

Consolidou a primeira posição no ranking MediaMonitor. Somou ao portfólio as contas Edenred, Redcoon.pt, Amb3E, Spinerg, Cerealis, Brandcare. Desenvolveu projectos especiais para o lançamento da Pizza Vulcano, para a nova assinatura da MediaMarket, para a Vodafone (Natal, aeroporto de Lisboa e festivais) e para a Bepanthene Plus o Hospital da Bonecada no Colombo. Agência de Meios Digital do Ano nos Prémios Sapo.

OMD

Foi a agência de meios em Portugal melhor classificada pela organização RECMA na competitividade em concursos. Em termos de new business, destaque para as contas da Auchan, Securitas Direct e Betclic. Agência de Meios do Ano nos Prémios Marketing M&P e no Clube de Criativos. É a segunda maior agência de meios, de acordo com o MediaMonitor.

Produtora de Imagem

Garage

Saiu do festival do Clube de Criativos com o título de Melhor Produtora. Entre os filmes, destaque para Via Verde Colibri, Delta Q, Fundação Benfica, rebranding Galp Energia, Worten 20 Anos, Banco CTT, Super Bock Verão, Hino da FPF (campanha que incluiu 23 filmes, um por cada jogador). Produziu Buchanan’s Father Day (México), premiado no New York Festivals como melhor fotografia.

Krypton Films

Augusto Fraga, realizador e sócio da Krypton, assinou o filme da Coca-Cola China para os Jogos Olímpicos. Fred Oliveira foi eleito melhor realizador pelo Clube de Criativos. No mercado interno duas das principais campanhas ligadas ao Euro 2016 tiveram cunho da produtora: Fome de Vencer, do Continente, e Portugal Precisa de Ti, da Sagres. APAV - Don’t Ignore e Queer - Obscene foram os filmes da produtora mais premiados no período em análise.

Ministério dos Filmes

Consegue fazer a ponte entre dois dos maiores anunciantes portugueses. A Ministério dos Filmes assegura as maiores produções da NOS, nomeadamente o lançamento do UMA ou o spot Um Movimento que Não Pára de Crescer, como fica com o 4K ou o apoio ao Euro 2016 do Meo. Filmes do Ikea e McDonald’s também em destaque.

Take it Easy

Nos Prémios de Criatividade M&P ficou com o único ouro na categoria de filme para televisão com o anúncio de Natal da JWT para a Vodafone, além do Grande Prémio nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções com o projecto da SIC para a APAV, que teve realização de Tiago Guedes. Produziu para a Galp, Federação Portuguesa de Atletismo e EDP. O filme Cara de Whisky do Licor Beirão (O Escritório) atingiu os sete milhões de visualizações nas redes sociais.

Show Off

Continuou com o cliente Continente, marca com maior recordação no país, para além de outras marcas do universo Sonae como Yammi, Meu Super, Cartão Universo e Worten. Acrescentou L’Oréal, Jogos Santa Casa, Cetelem, Candando, Fidelidade, Blue, Turismo dos Açores, Polpa, Tutti, Nutry e Unitel. Diamantino Ferreira, nome histórico da realização em Portugal, passou a trabalhar para Show Off e para clientes como Unitel, EDP e CUF.

Stopline

Aula de Impacto da Brisa, com criatividade da Leo Burnett e realização Pedro Varela conseguiu um leão de prata em Cannes. O filme obteve, numa semana, 1,5 milhões de visualizações nas redes sociais. A produtora produziu também para Leite Vigor, ACP, Ocidental Seguros e Kia. A trilogia Novos Clássicos, onde o apoio das marcas foi importante para viabilizar as longas-metragens, continuou a somar espectadores.

Produtora de Som

Índigo

Criou identidades sonoras para Candando, Delta Q e Nowo. A propósito do Euro 2016, esteve com Continente, Meo, Novo Banco e Sagres e continuou com o trabalho regular para o Continente, Worten, Staples, Millennium, Novo Banco, Aki, Banco Popular, Fnac, Leclerc e Licor Beirão. Entrou para a Audio Branding Society. Premiada pela experiência no Metro para a Volkswagen, com uma prata e um bronze nos Prémios de Criatividade M&P. Eleita Produtora de Som do Ano no CCP, a par da Dizplay e da Íngreme.

Ameba

Garantiu o som de algumas das principais campanhas do último ano como NOS UMA, EDP 40 Anos, Meo Euro Capitão, Direito do Amigo da Super Bock, Cara de Whisky do Licor Beirão, Vodafone Natal ou Hino Que Se Veste, da Adidas para o Benfica, a que se juntam spots da Galp, MB Way e Médis.

Empresa de publicidade out-of-home

Cemusa

Criou a rede Wifi Free em cerca de 90 suportes nas zonas de maior afluência dos centros urbanos que permite aos anunciantes recorrer à interactividade e aceder aos resultados da performance de utilizações do WiFi. Esta rede já foi usada pela Kia, Santander, Odisseias ou Europcar. A Cemusa desenvolveu também criatividades especiais para Cin, Sumol, Lays, Lipton, Sony, El Corte Inglés e Somersby.

JCDecaux

É a empresa que capta mais investimento em publicidade out-of-home, segundo o ranking MediaMonitor. A JCDecaux, no último ano, destacou-se por vários projectos de criatividade especial: mupi em forma de protector solar para a Garnier, possibilidade de marcar um test drive com a Jaguar, um pomar nas Amoreiras para o Continente, espaços de estacionamento especiais para Smart ou mupis que reconheciam o padrão de roupa dos transeuntes e criavam um efeito caleidoscópio no logo da Galp.

MOP

O projecto TOMI Lisboa foi distinguido pela FEPE International, a federação internacional de empresas de publicidade exterior, com o prémio de Technical Innovation. Este suporte tem permitido a realização de vários projectos específicos para clientes como Ikea e Grant’s. Para a Vigor os TOMI transmitiram pela primeira vez, via streaming, concertos patrocinados pela marca. A MOP desenvolveu também projectos de decoração integral de estações de metro de Lisboa para NOS e Sonae Sierra.

Agência de Design

Ivity Brand Corp.

Carlos Coelho e Paulo Rocha celebraram 30 anos de carreira com a exposição As Artes e as Marcas, em que convidaram Carolina Piteira a interpretar algumas das marcas que tiveram assinatura da dupla. A Ivity assegurou o rebranding da Galp e da Portucel Soporcel, agora The Navigator Company. Em Cabo Verde, fez o lançamento da nova marca da Garantia Seguros.

Ogilvy Design

Nos Prémios Design M&P foi Agência do Ano, com seis ouros, três menções honrosas e duas shortlists. Destaque para os rebrandings do Pestana Hotel Group, Beta-i, Cilnet ou Amplexor, presente em 21 países. A Ogilvy Design tem acompanhado a implementação de parcerias com da marca CR7, de Cristiano Ronaldo, para a Sacoor Brothers e o Pestana CR7.

Omdesign

Tem tido um desempenho avassalador em termos de prémios na área de branding e packaging de vinhos e outras bebidas. Só no primeiro semestre conquistou mais de 50 em competições como International Design Awards, iF Design Award, Graphis, A’ Design Award & Competition, Papies ou Drinks Business Awards. No ano passado também tinha ganho o primeiro lugar no Festival Internacional de Cinema de Turismo (Porto Ferreira) e premiada nos Red Dot (Ramos Pinto).

Agência de Comunicação

Cunha Vaz & Associados

Esteve envolvida em várias operações financeiras de clientes como Bankinter, Fosun, PIMCO, Black Rock, Pioneer Investment Manager Limited ou CA Indosuez. Em termos de new business, conseguiu contrato com a PT e assistiu à entrada de contas como Lidl, Fnac, Diaverum, Vifor Pharma ou CELPA. Organização da Conferência APB/TVI - O Presente e o Futuro do Sector Bancário. Nos mercados internacionais ficou com Delta no Brasil, desenhou e produziu a delegação da UE em Moçambique e assessorou a conferência panafricana de energia da Energynet.

Lift Consulting

Entre os clientes ganhos estão Samsung, Galp, Abbot, Faculdade de Direito Universidade Católica, Gefco, Avis, Everis, Oni, Mariza, Quinta do Lago e The Fork. Firmou um acordo de exclusive affiliate com a Weber Shandwick. Tem desenvolvido vários projectos integrados de comuncicação, com outras empresas do grupo Lift World, que se materialzam em projectos como Step In London (governo de São Tomé e Príncipe) ou A Hora do Sol Saudável (Garnier). Destaque ainda para projectos especiais desenvolvidos para Os Mosqueteiros, L’Óreal, Brodheim, Nespresso, Nestlé, Rock in Rio e NOS Audiovisuais.

Agência de Eventos e Activação

Desafio Global

No período em análise, a Desafio Global organizou eventos para 49 clientes, entre os quais, Microsoft, Fidelidade, Grupo Portucel Soporcel, Central de Cervejas, Federação Portuguesa de Futebol, EDP, Jerónimo Martins, Nissan, Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, Pingo Doce, Galp, Danone, Pernod Ricard, Top Car, Banco Popular, APCE, Grupo Barraqueiro, Deco Proteste, entre outros.

Niu

Implementou o Futebol Park da Alameda, que, à medida que a selecção ia vingando no Euro 2016, conseguiu reunir um maior número de adeptos. Este espaço era da responsabilidade da FPF e da Câmara de Lisboa, juntando ainda patrocinadores oficiais. A Niu garantiu também os stands do Continente e da Samsung no Rock in Rio e levou o Fashion Truck a vários centros comerciais, para além de ter desenvolvido outros projectos para Coca-Cola, Visit Madeira, Rádio Comercial ou Zippy Espanha. A empresa passou a ser sócia da Stook, ganhando autonomia na produção de materiais.

Big Fish

É a nova agência de activação criada por três ex-Ativism no grupo Lift World. Ao fim de poucos meses de existência conseguiu apresentar um percurso que merece ser seguido com atenção. Para a Vodafone ficou com as activações e presença da marca nos festivais de música e na Supertaça e para a EDP assegurou o Encontro de Integração de colaboradores EDP Energy Gardens e a campanha Missão Raminhos – 40 Horas para 40 Surpresas, com mais de um milhão de visualizações no Facebook. Super Bock e Chilli Beans estão também na lista de clientes.

Media

Canal Generalista

RTP1

Em 2016 cumpriu-se o primeiro ano da nova administração da estação pública (Gonçalo Reis, Nuno Artur Silva, Daniel Deusdado e Paulo Dentinho assumiram funções em Março do último ano). Depois de ter registado uma ligeira subida nas audiências no final do primeiro semestre de 2015, que fechou com um share de 12%, este ano a RTP voltou a descer, fechando o primeiro semestre com um share de audiência médio de 11,1%. No entanto, as descidas foram comuns aos três generalistas e a estação pública, que este ano apostou fortemente no desporto com a Liga dos Campeões, Euro 2016, Jogos Olímpicos e Volta a Portugal em Bicicleta, foi o generalista com a menor descida, recuando apenas nove décimas enquanto a TVI e SIC desceram 1,8 e 2,1 pontos percentuais respectivamente. Desta forma, a RTP encurtou a distância para a SIC, que no primeiro semestre era de 3,9 pp e actualmente está a 2,7 pp da estação de Carnaxide. Entre as novidades na programação, ao longo do último ano a RTP apostou no humor com Donos Disto Tudo e Nélio & Délia, além de nova edição de The Voice e da estreia do concurso The Big Picture, que rompeu com um dinossauro da estação: Quem Quer Ser Milionário. Destaque ainda para o departamento de auto-promoções da estação pública, que valeu à RTP o título de estação mais premiada nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções.

SIC

É o segundo canal mais visto em Portugal, tendo fechado os primeiros sete meses do ano com um share de audiência médio de 13,8%. Na ficção, a novela Coração D’Ouro foi presença assídua no top de audiências e esta produção, bem como Mar Salgado, novelas emitidas pela SIC e com produção da SP Televisão, foram distinguidas com ouro e bronze, respectivamente, na categoria Telenovela dos New York Festival’s World’s Best TV & Films. Na informação, a estação de Carnaxide produziu um dos programas que maior buzz gerou este ano, E Se Fosse Consigo?, que marcou o regresso de Conceição Lino à informação, foi sempre um dos programas mais vistos no dia em que era transmitido e traduziu um bom exemplo do que pode ser feito ao nível da interacção dos programas em antena com as redes sociais, onde o debate em torno de cada programa foi intenso. Na área de autopromoções conquistou também o Grande Prémio, a par da RTP, nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções.

TVI

A estação de Queluz lidera há 12 anos. Este ano viu essa liderança reforçada já que, apesar de ter registado uma redução nas audiências (de 19,6% nos primeiros sete meses de 2015 para 17,8% em igual período este ano), aumentou a distância para a SIC. A estação de Carnaxide também viu a sua audiência descer e está agora a quatro pontos percentuais da TVI quando há um ano estava a 3,7 pp. A TVI continua a ser a estação mais vista tanto no all day como no prime-time, mesmo depois de ter perdido as transmissões da Liga dos Campeões para a RTP, a quem foi “roubar”, por outro lado, a final da Taça de Portugal. Na programação, destaque para a ficção A Única Mulher, o programa mais visto do dia sempre que não havia transmissões de futebol, e para o reality show Love on Top, que andou sempre no top 5 de audiências além de ter feito subir a audiência do canal da estação de Queluz dedicado aos reality shows. Entre as estreias, o destaque vai para o formato MasterChef Júnior.

Canal de Informação

CMTV

Octávio Ribeiro garantiu, quando o canal foi lançado em Maio de 2013 em exclusivo no Meo, que estaria a disputar a liderança no segmento de informação em três anos. Em Janeiro deste ano o canal da Cofina alargou a presença à NOS e, depois de surgir várias vezes como líder em dias isolados, fechou em Maio o seu primeiro mês na liderança não só entre os canais de informação mas como canal mais visto do cabo nesse mês com um share de 2,4% contra os 2,3% do Hollywood e SIC Notícias e os 2,2% da TVI24. Contabilizados os primeiros sete meses do ano, a CMTV é o quarto canal mais visto do cabo com um share médio de 2,3% (estando a apenas três décimas do líder SIC Notícias, a duas décimas do Hollywood e a três da TVI24) quando nos primeiros sete meses de 2015, ainda em exclusivo no Meo, tinha um share médio de apenas 0,9% e era apenas o 13º canal do cabo em audiências, atrás da RTP3. Nota para o facto de, em termos de rating, todos estes quatro canais fecharem os primeiros sete meses do ano empatados com 0,5%. Apesar de se assumir como um canal de informação, entre as apostas da programação estão a novela Escrava Isaura e filmes eróticos a preencher as madrugadas.

SIC Notícias

Num ano em que a concorrência no segmento se intensificou com a entrada da CMTV na grelha da NOS, a SIC Notícias segurou a sua posição como canal de informação mais visto, tendo reforçado a sua audiência média nos primeiros sete meses do ano: 2,6% que comparam com um share médio de 2,2% nos primeiros sete meses de 2015. Além disso, ultrapassou o canal Hollywood e, com vários meses na frente, fecha os primeiros sete meses como o canal mais visto do cabo com 2,6% contra 2,5% do Hollywood. É o único dos canais de informação nomeados cuja programação se centra exclusivamente em conteúdos informativos.

TVI24

Depois no mês de Junho do último ano ter conquistado pela primeira vez a liderança entre os canais de informação, a TVI24 voltou este ano a apostar fortemente no desporto com transmissões de futsal e futebol (Copa América), tendo por várias vezes fechado o dia como o canal de informação mais visto numa discussão diária com SIC Notícias e CMTV. Num cenário em que a audiência dos canais de informação tem sido reforçada, a TVI24 registou um share de audiência médio ao longo dos primeiros sete meses de 2016 de 2,4%, que compara com a média de 1,8% em igual período em 2015, o que a coloca como o segundo canal de informação mais visto a apenas três décimas da SIC Notícias. O crescimento das audiências tem beneficiado da aposta do canal em transmissões desportivas de futebol, como a Copa América, futsal ou ciclismo.

Canal de Desporto/Entretenimento

AXN

É o segundo canal de entretenimento mais visto do cabo em Portugal e continua a ser o canal de séries com mais audiência, à frente da Fox.

Fox

Terceiro canal de entretenimento mais visto nos canais cabo, com um share de audiência médio de 1,6% nos primeiros sete meses deste ano foi o único dos canais de filmes e séries a não perder audiência face ao período homólogo.

Hollywood

Um dos primeiros canais da televisão por subscrição, no período em análise é o canal ‘internacional’ mais visto do cabo com um share de 2,5% apesar de ter perdido audiência e o título de canal mais visto para a SIC Notícias. Detido pela Dreamia, uma joint-venture detida em partes iguais pela NOS e pela AMC Networks International – Iberia, o Hollywood foi, ainda assim, o único do segmento de filmes e séries a conseguir manter posição no top 5 dos canais mais vistos do cabo.

Sport TV

Num ano de grande agitação no mercado de direitos das transmissões desportivas, o canal de desporto criado por Joaquim Oliveira reforçou a sua audiência no período em análise, consolidando a sua posição como canal de desporto mais visto em Portugal, mesmo sendo um conteúdo premium com acesso condicionado a subscritores. Ao nível dos direitos de transmissão, a Sport TV recuperou os jogos das ligas inglesa, francesa e italiana (detidos pela Benfica TV na época anterior), além de voltar a assegurar a transmissão do campeonato de combates UFC (que estavam também na Benfica TV). Garantiu também novo acordo para a transmissão exclusiva em Portugal da NFL. No plano empresarial, foi um ano de grandes investimentos com o lançamento do Sport TV+, um canal exclusivamente dedicado a informação desportiva e o primeiro da estação em sinal aberto, que envolveu a renovação dos estúdios, a constituição de uma redacção no Porto e a contratação de cerca de 30 profissionais, num investimento estimado de 1,5 milhões de euros. A fechar o período em análise, a Sport TV viu ainda a sua estrutura accionista reforçada com as operadoras Meo e Vodafone a juntarem-se à NOS e à Olivedesportos no capital da empresa.

Rádio

M80

Na última vaga do Bareme Rádio, a estação do grupo Media Capital Rádios, que não tem emissão em todo o território nacional, protagonizou a principal mexida no sector da rádio em Portugal ao ultrapassar pela primeira vez a Antena 1, tornando-se a quarta estação mais ouvida no país.

Rádio Comercial

É a estação mais ouvida em Portugal, mantendo a liderança alcançada no segundo trimestre de 2012 e tendo mesmo reforçado essa posição na última vaga do Bareme Rádio ao registar uma Audiência Acumulada de Véspera de 17,2%.

Rádio Renascença

É a terceira estação mais ouvida do país e lidera, em visitas, no digital. Neste campo tem vindo a dar cartas na reportagem multimédia ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, a distinção dos Prémios Gazeta na categoria.

RFM

Mantém-se como a segunda estação mais ouvida do país, a larga distância das restantes. Destaque para a aposta na área de eventos com iniciativas como o RFM Somnii – O Maior Sunset de Sempre!, ou lançamento de álbuns com a chancela RFM.

Produtora de Televisão

Plural

A Plural Entertainment é a maior produtora audiovisual em Portugal e uma das maiores na Península Ibérica, produzindo anualmente cerca de 700 horas de ficção nacional. Para além de percorrerem várias regiões de Portugal, entre Julho de 2015 e Julho de 2016, as gravações das novelas da Plural decorreram em países como Angola, Moçambique, Grécia e Chile, com produções a serem exibidas actualmente em países como Angola, Moçambique, Chile, França ou Paraguai. A Única Mulher é líder de audiências e deu já origem a um concerto que terá lugar em Setembro. A novela Mulheres foi o único produto de ficção português a ser nomeado na categoria de melhor novela para um Emmy Internacional.

SP Televisão

É a principal produtora de ficção da RTP e SIC, para as quais produziu as séries Bem-Vindos a Beirais, Terapia e Aqui tão Longe na estação pública e as novelas Rainha das Flores, Poderosas e Coração D’Ouro para a estação de Carnaxide. Também para a SIC produziu a novela Amor Maior. No cabo, produziu o programa Código Panda. Coração D’Ouro e Mar Salgado, novelas emitidas pela SIC e com produção da SP Televisão, foram distinguidas com ouro e bronze, respectivamente, na categoria Telenovela dos New York Festival’s World’s Best TV & Films. Na internacionalização, exportou algumas das suas produções, com os mercados principais a serem maioritariamente o México com as suas novelas e Malásia e Singapura para as séries de ficção.

Título de Informação Geral

Correio da Manhã

Apesar de ter registado uma ligeira quebra ao longo do último ano, mantém-se firme como o título mais lido e vendido do país, registando uma audiência de 13,4% de acordo com a primeira vaga de 2016 do Bareme Impresa, liderando confortavelmente o segmento tanto em audiências como em circulação paga. Neste campo, segundo os últimos dados da APCT relativos ao primeiro semestre deste ano, regista uma circulação impressa paga com uma média de 97.865 exemplares diários. É também o título generalista líder no online já que, apesar de uma circulação digital paga reduzida (1169), é o generalista com mais visitas e pageviews (21,8 milhões e 106,6 milhões respectivamente) segundo os dados Netscope do mês de Julho.

Expresso

É o terceiro título de informação geral mais lido do país com uma audiência de 6,5%, sendo o segundo generalista com maior circulação impressa paga, com uma média de 75.161 exemplares vendidos por edição no primeiro semestre de 2016. No digital, é o líder destacado em circulação paga, com 20.632, sendo o único generalista que se aproxima do Correio da Manhã se contabilizada a circulação total paga (impressa + digital) com 95.793 contra 99.034 do título da Cofina. No Netscope, ultrapassou este ano pela primeira vez o Público, sendo agora o quarto título generalista mais lido no online.

Jornal de Notícias

É o segundo título com mais audiência da imprensa nacional (10,5%). Ocupa também a terceira posição em circulação paga entre os generalistas, com uma média de 49.986 exemplares e as vendas digitais situam-se nos 3.8 mil exemplares, sendo o segundo generalista mais lido no online de acordo com o Netscope.

Newsmagazine

Sábado

É a segunda publicação em audiências, com 3,5%, ocupando igualmente a segunda posição em circulação, vendas digitais, visitas e pageviews.

Visão

Mantém-se como a publicação com maior audiência do segmento, com 5,1%, e maior circulação paga. No digital lidera em visitas, pageviews e circulação paga.

Título de Informação Económica

Exame

É o título de informação económica com maior circulação paga do país, com uma média de circulação impressa paga de 11.641 nos primeiros seis meses do ano, sendo também aquele que regista maior audiência, com 2,4% de acordo com o Bareme Imprensa.

Jornal de Negócios

Passou a ser o único título de informação económica diário vendido em banca desde que, no passado mês de Março, o Diário Económico passou a ser editado exclusivamente online. Foi o único título de economia a crescer em audiência, tendo registado, segundo o Bareme Imprensa uma audiência média de 1,9%, uma ligeira subida face aos 1,8% da vaga anterior. No digital, perdeu a liderança para o Diário Económico em visitas mas mantém-se como líder destacado do segmento em pageviews: 12,2 milhões de acordo com os dados de Julho do Netscope. Passou a ser dirigido pelo ex-director do Económico, Raul Vaz, que substituiu Helena Garrido.

Título Feminino

Activa

É a segunda publicação do segmento em audiências, com 2,4%. Nas vendas, é a terceira em circulação impressa paga com uma média de 38.370 exemplares. No digital, surge na primeira posição entre as femininas mensais tanto em visitas (971.383) como em pageviews (3,1 milhões).

Cristina

Lançada em Março do último ano, na primeira vaga do Bareme Imprensa deste ano (a primeira em que há dados relativos à audiência da publicação), o título da apresentadora Cristina Ferreira, editado pela Masemba, surge como a revista feminina mais lida em Portugal com 2,8%, depois de ter consolidado a sua posição como a segunda mais vendida em banca, com uma média de 40.409 exemplares no último período analisado pela APCT (Janeiro/Junho).

Máxima

É a terceira revista mais lida do segmento, com 1,7%, e a quinta em circulação paga. No digital ocupa a segunda posição em vendas e a terceira em visitas e pageviews.

Vogue

É apenas a quinta revista do segmento em termos de audiência e há apenas uma com menor circulação impressa paga mas a Vogue tem vindo a crescer no digital: é a revista com maior circulação digital paga tendo passado de 399 no início de 2015 para 1.132 nos últimos dados disponíveis e destronando do primeiro lugar a Activa e, na audiência digital, segundo o Netscope, é o segundo título quer em visitas quer em pageviews.

Título Desportivo

A Bola

Os números de circulação não são conhecidos, uma vez que não é auditado pela APCT, mas mantém-se como o segundo título desportivo com maior audiência, 8,1% segundo o Bareme Imprensa, além de estar de pedra e cal na liderança digital: é o site de informação mais lido em Portugal (excluindo o portal Sapo), sendo o líder em visitas e pageviews no Netscope a larga distância do segundo com 34,8 milhões e 261,9 milhões respectivamente.

Record

É o título mais lido do segmento, com uma audiência de 8,4% de acordo com dados do Bareme, além de ser o líder destacado em circulação paga com uma circulação média de 39.027 exemplares vendidos por edição, liderando também na circulação digital paga. Ocupa a segunda posição no digital em termos de visitas e pageviews, com 26,1 milhões e 162,7 milhões respectivamente.

O Jogo

É o terceiro título em audiências (5,5%), tendo sido o único dos desportivos a ver a sua audiência crescer face à última vaga de 2015 (5,2%). É o segundo em circulação paga, com uma média de 16.783 na última análise da APCT. No digital, segurou o quarto lugar geral conquistado no último ano, mantendo-se logo atrás dos rivais A Bola e Record e do Correio da Manhã, líder entre os generalistas.

Título de Automóveis

AutoHoje

É o segundo título mais vendido do segmento, com uma circulação média paga de 8.770 exemplares na última análise da APCT (Janeiro/Junho). É a única publicação do segmento com números expressivos de circulação digital paga, sendo o título mais lido no online, segundo o Netscope, com cerca de 1,2 milhões de visitas e 3,9 milhões de pageviews.

Carros & Motores

Lançada em Maio de 2013 pelo Grupo V, com um preço de capa de um euro, é a publicação automóvel com maior circulação paga, uma média de 16.467 exemplares vendidos, sendo mesmo o único título do segmento a subir em circulação face aos 14.391 com que arrancou o ano de 2015. Não há dados de audiência disponíveis.

Top Gear

É a terceira revista do segmento em circulação paga, com uma média de circulação paga de 7.932 exemplares na última análise.

Turbo

É o título automóvel líder em audiências, com 1,9%, tendo mesmo sido o único a melhorar na primeira vaga de 2016 do Bareme Imprensa face à primeira vaga de 2015 (1,8%), apesar de continuar a ser apenas a quarta publicação mais vendida. No digital, recuperou a terceira posição que no último ano chegou a estar com a Top Gear. Em Julho, segundo o Netscope, registou 74,8 mil visitas e 148.702 pageviews.

Título de Sociedade

Caras

É a revista mais de sociedade mais lida no online, tendo registado, segundo dados do Netscope 2,5 milhões de visitas e 16 milhões de pageviews durante o mês de Julho, sendo ainda a segunda mais vendida com uma circulação média paga de 44.465 exemplares e a segunda mais lida com uma audiência de 3,2%.

Flash

Apesar de ter registado uma descida, foi a publicação que melhor resistiu às fortes quebras no segmento, passando a ser a terceira revista de sociedade mais vendida em Portugal, com uma média de circulação paga de 33.563 de acordo com os últimos dados da APCT relativamente ao primeiro semestre de 2016. Além disso, é a líder do segmento em circulação digital paga (1.060). É a quarta revista de sociedade em audiências.

Nova Gente

O título da Impala mantém a posição de líder destacada em vendas com uma média de 71.402 exemplares de circulação paga, tendo também a liderança em audiência no segmento, com 4,6%.

Título de Televisão

TV 7 Dias

A revista de televisão da Impala permanece como líder destacada do segmento com uma média de 100.007 exemplares vendidos segundo os últimos dados da APCT relativos ao primeiro semestre, além de ser, segundo o Bareme Imprensa, também a mais lida com uma audiência de 4,6%.

TV Guia

É a segunda revista mais vendida do segmento, com uma média de 50.152 exemplares e, apesar da quebra generalizada entre as publicações de TV, mantém a distância para o terceiro lugar. No segmento, é também a segunda com maior audiência, com 2,7%, segundo dados do Bareme Imprensa.

Marca do Ano

Continente

Tornou-se na marca com maior recordação espontânea em 2015 (dados Publivaga). O Continente continua a ser uma marca que encara a publicidade e os eventos como ferramentas estratégicas para comunicar com os seus públicos. Exemplo disso são as festas dos 30 anos que concretizou em 15 localidades ou as iniciativas de responsabilidade social com a marca Missão Continente.

CTT

O lançamento em Março deste ano do Banco CTT obrigou os CTT a serem mais agressivos na comunicação. O Banco CTT chegou ao fim de Julho com 100 balcões espalhados pelo país, um número que espera duplicar até ao fim do ano. A insituição tem apostado em produtos competitivos como uma conta à ordem sem comissões ou cartões de débito sem anuidade. Em termos de serviços, os CTT continuam a inovar permitindo agora, por exemplo, renovar a carta de condução ou enviar uma encomenda através da sua recolha no domicílio.

Uber

A Uber não significa apenas uma revolução na mobilidade das grandes cidades, levando à reacção crítica dos taxistas e ao nascimento de concorrentes. Em Portugal, onde tem uma equipa própria, tem-se desdobrado em iniciativas impulsionadas por outras marcas, como distribuir gelados Magnum, recolher equipamentos eléctricos que já não funcionam para a Amb3E, assistir a concertos dentro de um Mini Clubman ou entregar árvores de Natral com o apoio do Horto do Campo Grande.

Personalidade de Marketing

Bernardo Villa

A Smart é, provavelmente, a marca mais inovadora do país. Sucedem-se os projectos fora da caixa que, com frequência, são exportados para outros mercados. Bernardo Villa, director de marketing e vendas da Smart, tem permitido a realização de iniciativas como parques de estacionamento exclusivos para a Smart em centros comerciais, a criação do stand mais pequeno do mundo, o viral #SmartEffect ou o vídeo inspirado no Star Wars – projectos onde o contributo da BBDO tem sido decisivo.

Miguel Salema Garção

A transformação da marca CTT pode parecer discreta mas assenta num rumo bem definido. Em Julho do ano passado os CTT deixaram cair a palavra Correios e o cavalo passou por um lifting, de forma preparar a marca para o grande projecto que vinha a seguir: o Banco CTT. Miguel Salema Garção, enquanto responsável pelo marketing dos CTT, coordenou o marketing do projecto bancário que, por viver dentro da rede de lojas, precisava de um território próprio para ser competitivo.

Personalidade de Publicidade

Augusto Fraga

O spot da Coca-Cola China para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 onde participaram vários atletas daquele país foi filmado durante quatro dias, com uma equipa técnica de 200 pessoas e implicou quatro meses de pós-produção. A realizar estava Augusto Fraga, sócio da Krypton, que tem tido uma carreira imparável no mercado internacional, trabalhando para marcas como Adidas, Vodafone, Playstation ou Nike.

Jorge Silva

Jorge Silva tem-se destacado como um dos principais divulgadores da ilustração e do design nacionais, seja como curador na Festa da Ilustração de Setúbal, no festival do Clube de Criativos ou de vários livros. Além disso, o trabalho para a EGEAC e para o município de Lisboa tem permitido consolidar uma identidade visual para a capital onde domina a ilustração. O trabalho da Silvadesigners foi premiado no festival do Clube de Criativos com o título de Agência de Design do Ano.

Judite Mota

O Y&R Group decidiu seguir um modelo de organização inédito no mercado nacional, agregando as agências Y&R, Bates, ExcentricGrey, Wunderman, Lab Store e DNA. Nesta nova organização Judite Mota, até então directora criativa da agência Y&R, passou a chief creative officer do grupo e directora-geral da Y&R. Judite Mota cimenta assim a posição de mulher mais influente na criatividade portuguesa.

Personalidade de Media

Octávio Ribeiro

Quando a CMTV arrancou em 2013 e Octávio Ribeiro prometeu liderar o segmento dos canais de informação no espaço de três anos poucos arriscariam falar em algo mais do que ambição e ‘mind games’ para pôr a concorrência a dormir mal. Mas, após o desempenho do canal quando era ainda exclusivo Meo, quando no início deste ano o canal alargou a presença à NOS e o director do Correio da Manhã reforçou que seria líder até ao fim do ano, poucos arriscariam ignorar as suas palavras. Octávio Ribeiro esteve à altura dos “mind games” e provou em campo que não estava a brincar: a CMTV arrancou na NOS a morder a liderança em vários dias e, apenas cinco meses depois, fechou pela primeira vez um mês na liderança. Goste-se ou não do estilo, goste-se ou não das opções de programação, questione-se a natureza do canal enquanto player do segmento da informação, a verdade é que a CMTV veio sacudir o mercado e conquistou o seu espaço. Mais um aposta ganha da marca CM, que já liderava na imprensa como diário mais vendido e mais lido do país e no online, onde apenas os desportivos conseguem superar o seu volume de tráfego.

Ricardo Costa

O agora director-geral de informação do grupo Impresa é outro profissional de media cujo impacto se faz numa ponte que liga imprensa e televisão. Entre a última edição dos Prémios Meios & Publicidade e esta, Ricardo Costa passou de director do único jornal que viu a sua circulação paga (impressa + digital) crescer, com o tempo que esteve na direcção do Expresso a ser determinante nas novas apostas que colocaram o semanário no lugar que hoje ocupa, a um regresso à SIC e à SIC Notícias, canal que, num cenário concorrencial muito mais aguerrido do que aquele em que nasceu, conseguiu continuar a crescer em audiência e fechou os primeiros sete meses do ano pela primeira vez como canal mais visto do cabo, ultrapassando o Hollywood. Isto ao mesmo tempo em que Ricardo Costa não se cansa de sublinhar que o canal não deriva nas suas opções editoriais, mantendo o foco na informação sem ceder a outras opções capazes de alavancar audiências como as transmissões desportivas ou as novelas. Tudo selado com um cargo que o coloca agora numa posição privilegiada para tomar o leme da integração das marcas da Impresa numa convergência digital que defende ser o futuro e que levou, por exemplo, o grupo a criar pela primeira vez um departamento único para trabalhar as redes sociais das várias marcas de informação da Impresa.  
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